10.1. O militar que possuir conta-corrente ativa no BB Americas Bank (BBA) deverá providenciar, por meio de sua OM, cópia do extrato atualizado da referida conta, atestando de próprio punho no rodapé do documento, assinado e datado, com a seguinte observação: "a conta-corrente encontra-se ativa". O militar também deverá enviar, junto com o extrato, os dados da conta onde conste o número completo da Conta Corrente no exterior (10 dígitos) e o nome completo do militar designado para a Missão no Exterior (formato PDF), que podem ser acessados no link https://expatriados.bbamericas.com/login.
10.1.1. O comprovante e os dados acima devem ser enviados para o seguinte endereço de e-mail:
10.1.2. Caso o militar possua conta bancária ativa no BB Miami (BBM), deverá abrir uma conta no BB Americas. Para isso, basta seguir as orientações abaixo, de abertura de conta. Se o militar quiser migrar sua conta do BB Miami para o BB Americas, após a conta no BBA aberta, prosseguir para o item 10.6. Migração de conta do BBM para o BBA.
10.1.3. As contas no BB Miami (BBM) não serão aceitas para fins de pagamento de retribuição e demais indenizações no exterior, por conta de solicitação feita pelo Banco do Brasil para cancelamento das contas bancárias no BB Miami até dezembro de 2022. O militar movimentado para o exterior deverá, obrigatoriamente, possuir uma conta ativa no BB Americas.
10.2. Atualmente, por orientação do Banco do Brasil, a opção de banco no exterior para abertura de conta para recebimento de pagamentos em moeda estrangeira é o BB Americas Bank (BBA). Abaixo são disponibilizadas algumas informações do banco. A A/1 recomenda fortemente que o militar faça uma pesquisa aprofundada em todos os aspectos do banco, como produtos, taxas, atendimento ao usuário e outros, de forma a entender a forma que o banco poderá atender as suas necessidades. Essa pesquisa pode ser feita no site do respectivo banco, e dúvidas podem ser retiradas no atendimento ao usuário.
Não há necessidade de montagem e remessa da coletânea 3 para o Gab Cmt Ex, pois as tratativas para a abertura da conta-corrente são feitas diretamente entre o militar e o Banco via e-mail. O Banco preenche todos os formulários e remete ao militar, por e-mail, para assinatura. |
Tempo médio para a abertura da conta-corrente de 7 dias úteis |
BBA Introdução |
MATERIAL PUBLICITÁRIO BBA_MAIO 22 |
EFT Policy / Privacy Policy |
Substitute Check Policy Disclosure / TISA Army Checking |
funds-availability-policy |
Banco do Brasil Americas CAC 4003-1448 (Capitais) 0800-881-1448 (demais cidades) e-mail: |
*Dados fornecidos pelos Bancos. A A/1 do Gab Cmt Ex não se responsabiliza por diferenças entre os valores apresentados no quadro e aqueles efetivamente cobrados do militar.
10.3. Caberá ao militar escolher uma das opções de abertura de conta-corrente entre individual ou conjunta. É importante ressaltar que os custos referentes à conta conjunta, como por exemplo, emissão e envio de cartões, são de responsabilidade do titular da conta.
10.3.1. Cabe ressaltar a importância da indicação de beneficiário(s) Pay-on-Death, que, em caso de sinistro do titular, terá(ão) acesso à referida conta. Lembrando que esta é uma opção de livre escolha do titular. Caso seja conta conjunta, o cônjuge não poderá ser indicado como beneficiário, devendo ser indicada outra pessoa beneficiária.
10.3.2 Quando houver necessidade de restituição de Ajuda de Custo de Exterior, com base no inciso II, do art. 27, da Lei nº 5.809, de 1972, somente serão abatidas as despesas com a emissão, envio do cartão de débito do militar e de cancelamento da conta. As solicitações de serviços bancários complementares, a exemplo de cartão para dependente, não poderão ser incluídas na redução das despesas.
10.4. Abertura de Conta no BB Americas Bank (BBA)
10.4.1. A abertura de conta-corrente no BBA é mediante contato direto do militar com o banco, ou seja, cliente e banco. Para tanto, o militar deverá realizar os procedimentos abaixo para abertura de sua conta-corrente no BBA:
10.4.1.1. O contato inicial do militar com o banco e a solicitação de abertura de conta no exterior, no caso do BBA, devem ser iniciados com uma antecedência máxima de 6 (seis) meses, considerando a data de embarque para a missão, sendo a antecedência considerada ideal pelo banco, o prazo de 4 (quatro) meses. As solicitações de abertura de conta com antecedência maior que 6 meses podem não ser atendidas pelo BBA. Cabe salientar que o DIEx enviado para a OM do militar com orientações para iniciar as medidas administrativas normalmente é expedido pelo Gabinete do Comandante do Exército em torno de 6 (seis) meses antes do início da missão, sendo este, o marco temporal aceitável para o primeiro contato com o BBA solicitando a abertura da conta.
10.4.1.2. Acessar o sítio na internet https://www.bbamericas.com/br/expatriados. Nesta página o militar conseguirá ter acesso aos principais produtos do BBA e também encontrará o link para iniciar a abertura da conta. Para a abertura da conta, seguir as orientações abaixo (é importante que o militar leia as orientações abaixo antes de iniciar o preenchimento no site):
Guia de Abertura de Conta no Exterior (CORE 2024)
10.4.1.3. Após o envio da documentação e finalização do processo na página do BBA, o militar receberá um e-mail do banco informando que a solicitação de abertura da conta encontra-se em análise. É importante que o interessado acompanhe seu e-mail, pois caso haja alguma inconsistência na documentação enviada, além do status no site, o banco enviará uma mensagem de e-mail com essa informação.
10.4.1.4. Caso a documentação esteja correta, o BBA iniciará o próximo passo, que é o agendamento de uma entrevista. O agendamento é feito na mesma plataforma da abertura da conta bancária. Atenção quanto ao horário que aparece no sítio, pois é o horário de Miami e o formato de data MM DD AAAA. Então, quando o militar preencher na plataforma o dia e horário, considerar que é o horário de Miami que ele estará agendando (atentar para o horário de verão que acontece em Miami entre o segundo domingo de março e o primeiro domingo de novembro).
10.4.1.5. Depois que o militar confirmar o agendamento na plataforma, o banco enviará novo email confirmando a entrevista. A entrevista dura cerca de 30 (trinta) minutos e é realizada por telefone, momento em que o gerente confirmará alguns dados e explicará ao interessado as condições de abertura e funcionamento da conta (tarifas, cartões, limites, prazos etc). É importante que o militar tire suas dúvidas nesse momento.
10.4.1.6. Após a entrevista, o banco remeterá o contrato de adesão por meio do mesmo site do BBA da abertura da conta (W8, Account Information, pay-on-death (SFC), todos preenchidos) para conferência, impressão, assinatura pelo correntista e remessa ao banco em forma digital e por meio da mesma plataforma. É muito importante uma conferência rigorosa de todos os dados e documentos pelo interessado antes do upload dos documentos no site.
10.4.1.7. A última fase consiste no envio dos dados da conta-corrente do militar. O BBA, após a aprovação dos documentos, realiza a abertura da conta bancária do militar, disponibilizando os dados da conta na mesma plataforma de abertura de conta (link minhas solicitações), e envia mensagem de email com orientações para cadastro e acesso ao Internet Banking.
Como se cadastrar no online-banking
10.4.2. Após abertura da conta, o militar deverá encaminhar ao Gab Cmt Ex, por intermédio de DIEx da sua OM, os seguintes dados (solicita-se encaminhar também o DIEx para o email
Nome do militar:
Banco: BB Americas Bank
Agência: Miami FL USA
Número da Conta Corrente: 9999999999
* Enviar, em anexo ao DIEx e no email, o extrato da conta ou o comprovante de abertura, no qual apareça o número da conta corrente.
10.4.3. Uma vez finalizada a abertura da conta, o militar receberá uma mensagem de e-mail com o nome do Gerente da conta e o endereço de email para contato para os clientes do Exército Brasileiro:
10.4.4. Após a abertura da conta-corrente, todos os contatos para tratar de assuntos relacionados à conta devem ser realizados entre o militar (cliente) e o banco, inclusive os encargos referentes à manutenção da conta, bem como os procedimentos de encerramento após o término da missão.
10.5. O BBA oferece a possibilidade de emissão de Cartão de Crédito no exterior para militares designados para missões com duração superior a 6 (seis) meses. Maiores detalhes sobre taxas, limites, prazos devem ser verificados junto do site https://www.bbamericas.com/br/expatriados/ e com o gerente da conta no momento da entrevista inicial antes e após a abertura da conta. Exceções para emissão de cartão de crédito em missões inferiores a 6 meses devem ser tratadas diretamente com o Banco.
10.5.1. Caso o militar opte por solicitar o cartão de crédito, deverá fazê-lo por meio do email
Modelo declaração rendimentos Salary
10.6. Migração de conta do BB Miami para o BB Américas: o BBA oferece um serviço de migração do saldo da conta do BB Miami para o BB Américas e o encerramento da conta no BBM sem custos nem taxas para o cliente. Para isso, é necessário que o militar possua conta ativa e com saldo no BBM e uma conta ativa no BBA. Para solicitar o serviço, o militar deve enviar email para
10.6.1. É recomendável que, ao final do processo, o militar confirme o encerramento da conta no BB Miami por meio de mensagem de e-mail, no mesmo endereço utilizado pelo interessado para relacionamento com seu gerente.
10.6.2. Recomenda-se fortemente que o militar que já esteja no exterior recebendo a RETRIEX em conta do BBM, somente solicite a migração e encerramento da conta BBM após ter recebido algum valor na conta do BBA, e após ter em mãos o cartão de débito e/ou crédito do BBA.
10.6.3. A seguir, informam-se os contatos do BB Americas Bank:
Lucas Soares
Premium Relationship Manager
Banco do Brasil Americas
1221 Brickell Ave Suite 2200
Miami, FL 33131
Main: 305-350-1100
Direct: 305-679-3438
Mobile/WhatsApp: +1 239-309-3439
Call Us
+1-855-377-2555, 4003-1448 (Brazil-Major Cities),
0800-881-1448 (Brazil-Other Cities),
+1-305-350-1100 (Other Countries)
4003-1448 (Brasil – capitais e zonas metropolitanas),
0800-881-1448 (Brasil – outras cidades),
+1-305-350-1100 (chamadas internacionais)
10.7. A seguir, informam-se os contato com o Banco do Brasil - Agência Miami:
Banco do Brasil S/A
Miami Agency
701 Brickell Avenue – Suíte 2610
Miami, FL, USA 33131
Telefone: (00 XX 1 305 358-3586) ou DDG 0800-729 2220
FAX: (00XX1 305 577-0541)
E-mail:
Página eletrônica: BB USA