1.1. A leitura completa deste documento é fundamental, antes mesmo de o militar iniciar a montagem das coletâneas, e lhe permitirá ter uma visão sistêmica, uma melhor compreensão e a percepção da interdependência entre as coletâneas. Destaca-se a importância do acesso à página da A/1 - https://www2.gabcmt.eb.mil.br/a1/, onde frequentemente são atualizadas as legislações de apoio e os links para acesso aos diversos documentos relativos às missões no exterior.
1.2. Ao receber o DIEx de orientação, o militar já está cadastrado no sistema de controle de missão no exterior da A/1. Os procedimentos administrativos sob responsabilidade da A/1, tanto na ida quanto na volta da missão, serão desencadeados de acordo com planejamento interno sem necessidade de contato prévio do militar com esta Assessoria.
1.3. O cronograma de atividades prevê a emissão de passaporte e de visto, a abertura de conta, o pagamento de ajuda de custo (Aj C) e as providências referentes ao transporte de bagagem e de pessoal (passagem). Essas atividades são iniciadas cerca de 150 dias antes da data de embarque, podendo esse prazo variar de acordo com o tempo disponível, conforme a data de nomeação/designação.
1.4. Nesse sentido, reveste-se de grande relevância que as Coletâneas e seus documentos sejam remetidos pela OM à A/1, nas seguintes condições: Coletânea 1 (de forma física) e a Coletânea 2 (digitalizada) - no prazo definido no DIEx de orientação encaminhado à OM do militar, e a Coletânea 3 (digitalizada) - tão logo o Banco do Brasil Américas (BBA) finalize o processo de abertura da conta-corrente no exterior - (
1.5. É vedado ao militar nomeado/designado para missão no exterior realizar contato diretamente com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixadas, consulados ou escritórios de Adidos Militares estrangeiros no Brasil, para tratar de qualquer assunto relacionado às medidas administrativas referentes à sua missão no exterior, ? a não ser que isso lhe seja requerido pelo Gab Cmt Ex?.
1.6. Esta Assessoria orienta que, assim que houver a designação para a missão no exterior, obrigatoriamente, o militar entre em contato com o respectivo Adido Militar do país de destino, e se for o caso dos países em trânsito, a fim de receber orientações específicas e ter conhecimento das peculiaridades do referido país, para evitar eventuais problemas de permanência nos diversos países amigos. Além disso, recomenda-se acessar a página https://www.gov.br/mre/pt-br e estudar as orientações específicas do país de destino e do trânsito.